Empresa chinesa transporta toneladas de neve para alegrar crianças com necessidades especiais
Uma empresa na China gastou 200.000 yuans (US$ 28.000) transportando neve do norte para o sul para crianças com necessidades especiais, aquecendo os corações nas redes sociais do continente.
A Beijing Truck Home Information Technology, uma plataforma de serviços para veículos comerciais no norte da China, presenteou as crianças da Escola Guangzhou Xingzhi Chengzhang com três caminhões de neve.
Transportando 80 metros cúbicos de neve, a frota passou quatro dias dirigindo 3.300 km da cidade de Harbin, na província de Heilongjiang, no nordeste da China, até Guangdong, no sudeste do país.
No vídeo que viralizou, um grupo de pessoas é visto colocando neve nos caminhões, enquanto a frota exibe banners com a mensagem: “Vamos fazer uma guerra de neve? Por favor, esperem por mim, meus amigos do sul”.
“Estamos doando a neve para uma escola especial no sul, dando às crianças a chance de experimentar a diversão de uma guerra de neve e fazer bonecos de neve”, disse um funcionário.
“Isso é inédito”, comentou um trabalhador que ajudava a carregar a neve.
“Nunca vi um caso de transporte de neve para o sul”, disse outro.
A empresa teve a ideia quando estava planejando testar seus novos modelos de caminhões de cadeia de frio em uma viagem de longa distância.
“Embora a neve derreta rapidamente, esperamos que ela traga pequenos momentos de felicidade para as crianças”, disse outro funcionário.
A frota percorreu rodovias que passavam pelas províncias de Jilin, Henan, Hubei e Jiangxi, e finalmente chegou à escola. A empresa tirou uma foto das crianças acenando para a frota do outro lado de uma cerca quando chegaram. Na manhã seguinte, as crianças, seus pais e os professores se divertiram com a neve.
Uma professora, de sobrenome Xiao, disse que muitas de suas crianças com condições como autismo ou deficiências intelectuais ou de aprendizagem muitas vezes não podem viajar para Harbin.
“Para muitas das crianças, foi a primeira vez que viram neve. Elas se divertiram muito”, disse Xiao.
A história comoveu muitas pessoas nas plataformas de mídia social da China continental.
“O que a frota transportou não foi neve, mas amor”, disse um observador na internet.
“A neve pode ser fria, mas o coração de todos derreteu completamente”, comentou outro.
Histórias emocionantes de pessoas ajudando crianças com necessidades especiais são frequentemente compartilhadas nas redes sociais da China continental.
Uma dessas histórias foi sobre uma mãe no leste da China que renunciou ao emprego e vendeu sua casa para criar uma escola para seu filho autista e centenas de outras crianças com a mesma condição.
Outra foi sobre um professor que dedicou sua aposentadoria e economias para criar um sistema de educação gratuito para alunos com deficiência em uma escola na província de Hebei, no norte da China.