Os 5 maiores bilhetes de loteria que não foram reclamados
A verdade, é claro, é que ganhar na loteria nem sempre é tão maravilhoso quanto parece. Especialistas observam que existem várias armadilhas nas quais os ganhadores do jackpot podem cair. Muitos relataram um distanciamento de família e amigos, enquanto alguns estudos mostraram que as taxas de falência entre os poucos sortudos são muito mais altas após ganhar do que entre as pessoas comuns que trabalham. Entre os potenciais culpados estão a má gestão financeira e a falta de orientação financeira. A lista de ganhadores da loteria que perderam todo o seu dinheiro é sombria.
No entanto, não é a influência corruptora do próprio dinheiro que preocupa muitos ganhadores da loteria. Em vez disso, é o frio terror de ter um bilhete vencedor, mas, seja por perda ou pura esquecibilidade, nunca reivindicar seus prêmios. E como os seguintes casos dos maiores prêmios de loteria não reclamados do mundo mostram, o impensável às vezes acontece.
5. $63 milhões, SuperLotto Plus, Califórnia, 2015
Um bilhete de loteria não reclamado em um valor recorde foi sorteado na Califórnia em 2015. Comprado em um 7-Eleven em 8 de agosto daquele ano, os números foram 46-1-33-30-16 e o número Mega foi 24, rendendo um prêmio de $63 milhões. O comprador do bilhete tinha até 4 de fevereiro de 2016 para fazer sua reivindicação e receber seu dinheiro, mas, apesar da quantia impressionante, ninguém se apresentou.
A busca pelo ganhador oblivioso atingiu seu ápice nos dias que antecederam o prazo final, com reportagens na ABC e outros canais de notícias ajudando os organizadores da loteria a localizar a pessoa em questão. Claro, o apelo de tais histórias é que os espectadores estremecem com a ideia de ser tão azarado a ponto de ganhar na loteria e esquecer de reivindicar o prêmio. "Se por algum milagre você encontrar este extremamente valioso pedaço de papel, a Loteria da Califórnia pede que você assine seu bilhete com caneta e o leve a um de nossos escritórios regionais", dizia uma declaração oficial (via CBS News). Infelizmente, o prazo passou sem nenhuma reivindicação verificável ou qualquer traço do bilhete vencedor, e o prêmio foi investido em escolas na Califórnia.
4. $68 milhões, Mega Millions, Nova Iorque, 2002
Muitos bilhetes de loteria ficaram não reclamados ao longo das décadas, mas 2002 foi o ano em que um viés de sorteiro quebrou a marca de $50 milhões. Um jogador desconhecido em Indiana comprou o bilhete pelo PowerBall, uma competição administrada pela Hoosier Lotto que operava em 23 estados dos Estados Unidos na época. O prazo para reivindicar o prêmio era 13 de março de 2003, 180 dias após o sorteio, e com a data se aproximando, os organizadores começaram a veicular comerciais e realizar eventos públicos para divulgar o prêmio pendente, na esperança de descobrir o ganhador não intencional. Mas o prazo acabou se passando sem que ninguém aparecesse para reclamar.
No entanto, descobriu-se que 2002 seria um ano excepcional para jackpots de loteria não reclamados. Essa vitória perdida em breve foi eclipsada por um prêmio de $68 milhões do Mega Millions de um bilhete comprado na Kings Plaza Newsstand no Brooklyn, Nova Iorque, na véspera de Natal daquele ano. Novamente, o prazo passou sem que o vencedor se apresentasse. Um homem chamado Fritzner Bechette posteriormente processou a Loteria de Nova Iorque, alegando ter sido o comprador, apesar de não conseguir produzir um bilhete. O tribunal decidiu contra ele.
3. $77 milhões, PowerBall, Geórgia, 2011
Levaria quase uma década até que a perda do Mega Millions de Nova Iorque fosse superada por um prêmio de loteria ainda maior não reclamado. Desta vez, o bilhete foi comprado em Tallapoosa, Geórgia, em um Pilot Travel Center. O comprador atingiu o prêmio com cinco números vencedores e um acerto do Powerball em um sorteio realizado em 29 de junho de 2011.
Ninguém se apresentou para apresentar o bilhete vencedor, e após 180 dias, os meios de comunicação compartilharam a frustrante notícia de que o prazo havia expirado. Foi descrito como o maior prêmio a não ser reclamado no estado desde que as loterias foram introduzidas em 1993, tornando-se, sem dúvida, uma história maior do que o próprio prêmio. Embora, de acordo com as regras do Powerball, os prêmios não reclamados vão para os estados participantes, conforme as regras da Geórgia, os $77 milhões não reclamados foram devolvidos ao fundo de prêmios para jogadores de loteria no estado. Mas não demoraria muito para que o recorde fosse quebrado novamente.
2. $101 milhões, Euromillions, Herefordshire, Reino Unido, 2012
No ano seguinte, o recorde para o maior prêmio de loteria não reclamado foi novamente superado. Desta vez, o bilhete vencedor foi comprado no Reino Unido para o sorteio do Euromillions em 8 de junho de 2012. A loteria pan-europeia é sorteada duas vezes por semana e exige que os jogadores acertem cinco números e dois números Lucky Star para ganhar o jackpot.
Dois vencedores ganharam o prêmio máximo, um na Bélgica e um no condado de Herefordshire, Inglaterra, cada um ganhando £64 milhões (cerca de $102 milhões na época). No entanto, o último nunca se apresentou para apresentar seu bilhete antes que o prazo expirasse após 180 dias. Sua identidade permanece um mistério.
E continua sendo o maior prêmio de loteria não reclamado na história britânica, e o terceiro maior mundialmente. Os fundos não reclamados foram, então, distribuídos pela National Lottery a várias instituições de caridade e projetos sociais em todo o Reino Unido através do National Lottery Good Causes, que arrecadou um total de £50 bilhões (cerca de $63 bilhões) até a data deste texto desde seu começo em 1994.
1. $1,1 bilhão, Mega Millions, Nova Jersey
Em 26 de março de 2024, uma pessoa desconhecida entrou em uma loja ShopRite Liquor em Neptune Township, Nova Jersey, e comprou um bilhete da loteria Mega Millions. O jogador acertou cinco números brancos e o Mega Ball dourado, tornando-se o primeiro vencedor do ano após meses de rollover do Mega Millions. Assim, se tornou um dos maiores prêmios da história da loteria — impressionantes $1,128 bilhões.
A marca de $1 bilhão foi quebrada seis vezes na história do Mega Millions, todas desde 2018. No entanto, no momento da redação, este é o primeiro sorteio de um bilhão de dólares que permanece não reclamado. Após os impostos, o vencedor teria $536,6 milhões. O prazo para o bilhete ser reclamado é um ano após o sorteio: 26 de março de 2025. Embora alguns argumentem que é um problema ganhar na loteria, perder um prêmio de bilhões de dólares é seguramente pior.